segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um sonho de consumo

Bom,um sonho de consumo é ter um belo jardim japonês,com um pequeno lago,flores,e um cantinho pra relaxar.
Diferente dos jardins ocidentais que têm como ênfase a beleza das formas geométricas, o jardim japonês tem como principal objetivo ressaltar a beleza do ambiente natural, mesmo que isso não signifique a Natureza em sua forma original, inalterada. Ou seja, materiais como árvores, arbustos e pedras são dispostos nesse jardim para simbolizar e enfatizar as características da Natureza e criar um espaço, embora artificial, de beleza natural que tem uma unidade harmônica.
A Arte do paisagismo no Japão é antiga e provavelmente originou-se da China e da Coréia muito antes do século VI. Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um limitado espaço, utilizando plantas, pedras e outros, de forma harmoniosa com a paisagem local.
Em matéria de símbolos naturais, a água é o mais importante. Possuem, por exemplo, sempre um chözu-bachi para lavar o rosto e as mãos antes da cerimônia do chá.
Tadao Ando, expoente da arquitetura introspectiva e calma japonesa, é autor de um Templo circular (forma idolatrada pelos nipônicos), dedicado a este elemento.

A presença de lagos em jardins, propicia uma variação visual intensa e atrativa na paisagem; além de decorativo, o lago influencia marcantemente o ecossistema, quer pela sua capacidade em manter o equilíbrio da umidade atmosférica quer por favorecer a manutenção do sistema hídrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário